O Grupo
LEPEL/FACED/UFBA, construído no ano
de 2001, tem como atividade central o desenvolvimento do PROJETO INTEGRADO
DE PESQUISA PROBLEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO,
DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
FÍSICA E ESPORTE ABORDADAS ATRAVÉS DE PESQUISA MATRICIAL.
Compõe a Rede LEPEL, da qual é o Grupo originário,
e tem por objetivo o estímulo ao trabalho coletivo de diferentes
grupos e instituições para, numa perspectiva de conjunto,
buscar enfrentar os desafios postos à ciência no século
XXI, num momento de aprofundamento da barbárie em escala global
em decorrência da mundialização do capital.
As repercussões do trabalho do Grupo podem ser verificadas:
no trabalho pedagógico, na formação inicial e
continuada, na produção do conhecimento, nas políticas
públicas em educação, educação física & esporte
e lazer, na cidade e no campo, identificadas em dez ações:
1. desenvolvimento da pesquisa matricial, tratando das problemáticas
significativas: trabalho pedagógico, formação
acadêmica, produção do conhecimento, política
pública da Educação Física & Esporte
e Lazer na cidade e no campo;
2. orientações acadêmicas na Graduação
e Pós-Graduação - especialização,
mestrado e doutorado, atualização de professores de Educação
Física: educação infantil, ensino básico,
fundamental, médio, ensino superior, através de cursos,
eventos, materiais educacionais e treinamentos específicos;
3. veiculação de conhecimentos técnico-científicos
por meios convencionais e não convencionais, com tecnologias
comunicacionais e informacionais, realização e participação
em eventos técnicos científicos;
4. ações pedagógicas - atividades curriculares
em comunidades -, em equipes multidisciplinares;
5. elaboração de diretrizes para políticas públicas,
formação de professores, educação básica,
política nacional de esporte e lazer, na cidade e no campo;
6. formação de militância cultural para o desenvolvimento
de projetos e programas para o esporte e lazer;
7. desenvolvimento de proposições superadoras, teórico-metodológicas
para a organização do trabalho pedagógico - trato
com o conhecimento, objetivos-avaliação, tempos-espaços,
equipamentos-materiais;
8. ampliação do acesso à proposições
teóricas do exterior e outras regiões através
da realização de eventos e intercâmbios científicos
e tecnológicos;
9. socialização do conhecimento científico com
publicação de livros e periódicos com a produção
coletiva de pesquisadores;
10. promoção de intercâmbio institucional a saber:
Local - Rede Omega;
Estadual - Beta;
Regional - Delta; Nacional - Gama;
Internacional - Alfa